Frente do sindicato

Av Carlos de Campos 443, Jardim São José.

Sala de Reuniões

Recepção SINPRAEBP

Tel: (11)4034-2676

Email:sinpraebp@yahoo.com.br

::SINPRAEBP::

O Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração de Ensino de Bragança Paulista foi criado em  21/10/1989, nas dependências do Colegio Chiquinho D’auria.

Dias antes da criação do Sindicato, o Professor Oswaldo  Augusto de Barros,  membro da diretoria da  Feete  e aluno do Professor Moacir Pereira, no curso de Direito em Bragança Paulista, convidou o Prof. Moacir e mais alguns Professores,  para uma reunião que iria acontecer naquele Colégio para tratarem da fundação do sindicato  de Professores de Bragança Paulista, categoria profissional tão importante para a educação.

Naquela oportunidade estavam presentes alguns sindicalistas do Estado de São Paulo, que pertenciam a duas Federações de Sindicatos

  • Feete – Federação dos trabalhadores em estabelecimentos de Ensino
  • Fepesp- Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Naquela reunião, não houve consenso para formarem um sindicato, visto que alguns queriam um sindicato só para Bragança, outros queriam um sindicato que abrangesse as cidades de Bragança Paulista e Atibaia.

Na semana seguinte, em nova reunião, de forma definitiva, os professores novamente se reuniram e resolveram fundar um sindicato municipal, ou seja, somente para a cidade de Bragança Paulista.

 Após algumas discussões, ficou definido que se criava naquele momento o Sindicato dos Professores de Bragança Paulista, tendo uma Diretoria provisória, composto por um presidente, um secretário e um tesoureiro.

 Assim, fincou-se o marco inicial do Sindicalismo que atederia a Classe profissional dos Professores do ensino privado na nossa cidade, sendo então indicado para a presidência do Sindicato o Professor  Fabio Garcia Macedo Filho, Secretário, o Professor Celio Gayer  Junior e Tesoureiro o Professor Moacir Pereira, diretoria esta considerada provisória, pois tinha um mandado de um ano, período  este que se criaria os Estatutos da Instituição sindical.

  Em 29 de outubro de 2002, foi publicado no Diário Oficial da União, convocação para realização de assembléia em  09 de novembro de 2002, visando a alteração Estatutária, proposta da diretoria a Diretoria do Sindicato dos Professores de Bragança Paulista, para Alterar seus Estatutos, visando  a ampliando da sua base de representação para mais uma categoria profissional, ou seja, passava a representar  os Auxiliares da Administração de Ensino e também ampliava sua base física de representação, deixando de ser Municipal, passando a abranger outros municípios da região bragantina, com o nome de  Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração de Ensino de Bragança Paulista.

 A última alteração estatutária que o sindicato registrou, foi em 2017, quando, por solicitação do Sindicato dos Professores de Itatiba, promovendo o processo de fusão daquele sindicato ao Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração de Ensino de Bragança Paulista, haja visto que o Sindicato dos Professores de Itatiba foi desativado.

 Hoje, apesar das alterações  ocorridas no Sindicalismo brasileiro, que dificultam a sobrevivência das entidades sindicais, estamos com o mesmo entusiasmo de antes, buscando sempre o melhor para as categorias profissionais que representamos.

                                                                                                                       

                                                                                                                            Prof. Ms. Moacir Pereira

                                                                                                                                         Presidente